EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

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ROSANE HERTHER SOARES

MATERIAIS DISPONÍVEIS

 

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

Na manhã do dia 07 de maio, as mães que trabalham na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, receberam uma linda surpresa em homenagem ao dia das mães, organizada pelos alunos e professores da escola de Educação Especial Multi – Educar.

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ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL MULTI-EDUCAR PARTICIPA DO VIII FESTIVAL REGIONAL NOSSA ARTE.

A Escola Municipal de Educação Especial Multi-Educar, participa do VIII Festival Regional Nossa Arte e Nosso Talento, organizado pela Escola Especial Nosso Canto da Cidade de Foz do Iguaçu no dia 30 de abril. No evento participaram APAES e escolas especiais para alunos com Deficiência Intelectual do Núcleo de Foz do Iguaçu.

Destaca-se a participação de nossa escola na Dança Folclórica, Música Vocal, Artes Visuais e Artesanato.

Na Dança Folclórica foi apresentado “A dança do Caranguejo” com os alunos Noeli Gomes, Acélio Bandieira, Gelson Correia, Grazieli da Rosa, Lauro Holz, Márcia Corrêa, Gilmar Correia, Adriana de Oliveira, Wilson Dalgallo, Rosimeire Figueró Coelho, Alzir Bazei, Crislaine Vieira, com a animação do gaiteiro Ezequiel Hermes, sob responsabilidade do professor Dilnei da Silva e coordenadora Elza Seibert.

Na modalidade Música Vocal tivemos a brilhante apresentação do aluno Joel Sehben, com a música “Gaucho de Passo Fundo”, acompanhado pelo Gaiteiro Ezequiel Hermes e com o apoio da professora Maria Donini.

Na modalidade de Artes Visuais e Artesanato concorremos com três lindos trabalhos produzidos por alunos. Em Artes visuais a aluna Crislaine Vieira, da turma profissionalizante ‘B’, com o trabalho de um quadro representando um dos pontos turístico de nosso Município, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, com a orientação da professora Mara, responsável pela disciplina de Arte. O Aluno Alzir Bazei da turma Profissionalizante ‘A’, fez um quadro em homenagem ao dia das mães, sob responsabilidade da professora Marisônia da Silva. Na categoria de Artesanato a Aluna Grasieli da Rosa da turma Profissionalizante ‘A’, confeccionou o KINDER - coelho de Páscoa, sob responsabilidade da professora Marisônia da Silva.

Nossa escola foi classificada em:

3º lugar em Dança Folclórica.

3º lugar em Música Vocal.

3º lugar em Artes Visuais, com o quadro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A Escola de Educação Especial Multi- Educar Parabeniza e agradece o empenho e dedicação de todos de os participantes

Profissionais da Educação aprendem BRAILLE

A inclusão se traduz pela capacidade da escola em dar respostas eficazes às diferenças de aprendizagem dos alunos, considerando o desenvolvimento dos mesmos como prioridade. A prática da inclusão implica o reconhecimento das diferenças dos alunos e a concepção de que a aprendizagem é construída em cooperação a partir da atividade do sujeito diante das solicitações do meio.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva 01/2008 propõe a mudança de valores, de atitude e das praticas educacionais para atender a todos os estudantes, sem nenhum tipo de discriminação.

Pensando na aprendizagem de todos os alunos, profissionais da educação participam do curso de BRAILLE , o qual acontece todas as terças-feiras na Escola Carlos Gomes, sob a orientação da professora Marcia Staudt. Os participantes receberão certificação pela AMOP.

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II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS

Entre os dias 22 a 25 de março de 2010, aconteceu em Faxinal do Céu o II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE para SURDOS, sendo nosso Município contemplado com 4 vagas: (1 para Coordenação Municipal, 1 para professor do CAES, 1 para Instrutor de Libras e 1 para Intérprete da rede Estadual). No decorrer do evento a equipe participou das palestras: Educação de Surdos e a Inclusão Educacional e Educação Bilíngue para Surdos. Em outros momentos os profissionais foram divididos em oficinas, sendo: Teatro; Contação de Histórias Infantis; Poesia em Libras; Técnicas de Tradução e Interpretação em Libras; A Tradução em Diferentes Gêneros Textuais; Histórias Infantis para Crianças Surdas; A Línguística da Língua de Sinais; Letramento Visual e Surdez e o Currículo na Educação dos Surdos.

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Nosso Município foi também representado através da Instrutora Solange Quatrin e nossa ex-aluna Josiane Cardoso, hoje funcionária da Escola de Surdos de Medianeira, com apresentação de atividades culturais e de humor.

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Participaram do Evento também, intérpretes que atuam em Escolas e Colégios estaduais em Municípios vizinhos, as quais são Itaipulandienses e semanalmente encontram-se com os profissionais da Escola Municipal Carlos Gomes para participar da Formação Continuada de Tradutor/Intéprete de Libras. Trabalho este, coordenado pela professora Odete Beuren e ministrado pela Instrutora Solange Quatrin, recebendo sempre o total apoio da Secretaria Municipal de Educação, através da coordenadora de Educação Especial, Rosane Herther. Destaca-se a importância dessa formação para o aprimoramento da Língua de Sinais e a troca de experiências entre os profissionais intérpretes, sendo que, graças ao empenho e dedicação de todos os envolvidos, do período de 2003 até o momento, Itaipulândia já formou nove profissionais tradutores/intérpretes pela da Secretaria Estadual de Educação- Departamento de Educação Especial e FENEIS (Federação Estadual de Surdos) do Paraná.

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Atualmente, em nosso Município, atuam novos profissionais e muitos adolescentes estão se preparando para futuramente desempenhar a profissão de Intérprete de Libras/Português.

 

Formação Continuada 2010 – Reflexões sobre as práticas pedagógicas.

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No dia 15 de março de 2010 sob a coordenação de Rosane Herther e Márcia Ferreira , os Diretores, Coordenadores das unidades escolares e Professores do Ensino Fundamental e Educação Especial do Município de Itaipulândia, participaram da Formação Continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação – Departamento de Ensino, com a Professora/ Doutora Sueli Fernandes da SEED/UFPR, com o tema “O processo de Alfabetização e Letramento[1] nos anos iniciais do Ensino fundamental”.

No decorrer do dia a professora destacou as diferenças existentes entre ALFABETIZAR e LETRAR, bem como, desenvolveu atividades práticas de Letramento. Com isso surgiram vários questionamentos por parte dos educadores, os quais, tiveram a oportunidade de refletir sobre suas práticas pedagógicas e aperfeiçoar seus conhecimentos para a utilização dos mesmos em sala de aula.


[1] “Letramento é o estado em que vive o indivíduo que não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive: sabe ler e lê jornais, revistas, livros; sabe ler e interpretar tabelas, quadros, formulários, sua carteira de trabalho, suas contas de água, luz, telefone; sabe escrever e escreve cartas, bilhetes, telegramas sem dificuldade, sabe preencher um formulário, sabe redigir um ofício, um requerimento. Sabe utilizar os textos produzidos na sociedade” ( SOARES, 2000).

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