Silvane Groth Lange
Nutricionista
Fone: (45) 3559-8086
MATERIAIS DISPONIVEIS
INCLUSÃO DE PEIXE NA MERENDA ESCOLAR
A Secretaria Municipal de Educação de Itaipulândia incluiu no mês de abril polpa de peixe na merenda escolar. Ao todo 1200 alunos irão receber duas vezes ao mês pratos preparados com peixe. Para isso a Nutricionista da Merenda Escolar Silvane Groth Lange ofereceu um treinamento onde todas as merendeiras das Escolas Municipais estiveram desenvolvendo alguns pratos que serão oferecidos tais com: torta de mandioca ao molho de peixe, polenta ao molho de peixe, macarronada e lasanha de batata e peixe.
De acordo com a nutricionista, a inclusão do peixe na merenda escolar é muito importante, pois o peixe é um alimento extremamente nutritivo e saboroso. Excelente fonte de proteínas, sendo 15 a 25 % de alto valor biológico, devido à presença de aminoácidos essenciais, substâncias que não são produzidas pelo organismo, mas que são fundamentais para o seu funcionamento e responsáveis pela formação, crescimento e renovação das células do nosso corpo.
Os peixes também são ricos em vitaminas e minerais como: vitamina A, D, complexo B, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, selênio entre outros, que regularizam as funções do corpo, melhorando a memória, a concentração o que acarreta num melhor desempenho escolar às crianças. Além disso, ajuda no alivio dos sintomas de depressão, como ansiedade, tristeza além de melhorar a qualidade do sono e de participar do metabolismo de nutrição do corpo.
Pensando nestes benefícios é que a Secretaria Municipal de Educação incluiu o peixe na merenda escolar.
O cardápio oferecido aos alunos é preparado pela nutricionista da Secretaria de Educação, levando em consideração uma alimentação equilibrada e saudável, respeitando as necessidades nutricionais de cada criança.
A alimentação saudável deve ser incentivada desde a primeira infância pois, é nesta fase da vida que as crianças para darem conta do desenvolvimento (cognitivo, motor, físico), necessitam de substancias (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais) contidas nos alimentos. Quando o consumo destes nutrientes é adequado (isto é, ajustado as necessidades individuais), as crianças terão um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos. Com isto o entendimento é maior e o aprendizado se da de uma forma bem natural e com muita satisfação.
A alimentação equilibrada favorecerá também para prevenir uma serie de doenças, como também favorecer o crescimento adequado.
É por entender que o ambiente Escolar é formador de bons hábitos alimentares que a Secretaria de Educação procura oferecer uma alimentação variada e equilibrada a seus alunos.
Silvane Groth Lange | Edenir Patrício |
Nutricionista da Merenda Escolar | Coordenador da Merenda Escolar |
CRN: 4263

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente