CEMEIGI

 

SN150414

CEMEIGI

Diretora: Isabete Marli Patzlaff

Pedagoga: Ereni Schneider

cemeigi@hotmail.com

Isa.bete@hotmail.com

3559-5150

clip_image002

IDENTIFICAÇÃO

O centro Municipal de educação Infantil Gente Inocente situa-se na rua Ambrósio Dias s/nº, caramuru perímetro urbano de Itaipulândia. Tendo como entidade mantenedora Prefeitura Municipal, e apoio da APEF associação de pais e funcionários.

HISTÓRICO

O Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente iniciou seus atendimentos em fevereiro de 2003 nas dependências da escola Municipal Dona Leopoldina, com a conclusão das obras, o centro passou a atender nas novas dependências a partir do mês de setembro do mesmo ano.

COMUNIDADE ESCOLAR

O Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente é uma instituição que atende crianças de 04 (quatro) meses a 04 anos de idade, oriundos de famílias com baixo poder aquisitivo, de renda familiar de até 03(três) salários mínimos, onde a mãe esteja trabalhando fora. Também, atende casos de crianças portadoras de necessidades educativas especiais buscando uma melhor socialização e visando o desenvolvimento de suas capacidades.

Os educandos desse Centro, no geral, são interessados, espontâneos e participam de todos os programas e/ou projetos desenvolvidos pelo Centro ou pela Secretaria de Educação.

CONDIÇÕES FÍSICAS E MATERIAIS

O Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, possui uma área total de 1.345,03 m2, com as seguintes instalações:

Projetos desenvolvidos no centro

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GENTE INOCENTE

Rua Ambrósio Dias, S/N – Caramuru – Itaipulândia

CNPJ 07.618.527/0001-23

Projeto: Literatura Infantil

Ler, contar e criar

Uma magia da vida

clip_image001

Itaipulândia, junho de 2009.

Conteúdo: Projeto literatura Infantil

Justificativa:

"O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, história inventadas (tendo a criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros e outros mais.. contados durante o dia , numa tarde de chuva, ou estando todos soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, à noite , antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e para um sonho rico, embalado por uma voz amada." ( ABRAMOVICH, Fanny )

A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver problemas. A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, evolvendo-o em idéias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente.

E para que esta longa, criativa e produtiva viagem pelo mundo da literatura continuem faz-se necessárias dar suporte para ela e assim cada vez mais ampliar o vocabulário e a imaginação da criança.

Objetivos gerais:

Proporcionar oportunidades de utilização e produção de informação que possibilitem a aquisição de conhecimentos, a compreensão, o desenvolvimento da imaginação e o lazer, a fim de criar e manter nas crianças o hábito e prazer da leitura da aprendizagem e da utilização dos livros, das bibliotecas ao longo de suas vidas.

Despertar o interesse e o gosto pela leitura, a fim de ampliar assim o universo lingüístico da criança.

Propiciar no C.E.I a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa a fim de conhecer e representar os conjuntos de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças.

Apresentar as mais diversas formas de literatura, a fim de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida.

Objetivos específicos:

Estimular a capacidade de síntese e de argumentação.

Estimular a criatividade.

Encorajar as crianças a contarem a versão delas da história anteriormente apresentada, deixando-as livres para acrescentarem ou retirarem fatos ou mesmo criarem novas histórias.

Encorajar as crianças a manusear os livros e contar histórias umas as outras a partir das figuras impressas nos livros manuseados.

Familiarizar a criança com os diferentes estilos literários.

Ensinar a cuidar e compartilhar o livro.

PRÁTICA SOCIAL INICIAL ( O que o aluno já sabe )

As crianças já possuem o primeiro contado com a linguagem, através da voz da mãe. Porém para muitas dessas crianças esse é o único contato com a literatura e no CEI ela tem a oportunidade de ampliar seu conhecimento.

METODOLOGIA

· Criar o espaço da literatura para realização da contação de histórias do CEI.

· SUGESTÕES DE ATIVIDADES

· Contar, dramatizar, criar, ilustrar diferentes histórias.

· Utilizar livros de diferentes tipos, formas e tamanhos.

· Baú de histórias, com vários livros para serem lidos, trocados, contados, desenhados ou reescritos.

· Criar suspense antes de contar a história, explorar a capa do livro, suas ilustrações.

· Usar voz expressiva animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, imitando e inventando vozes para cada um dos personagens, montando cenários e enfatizando situações emocionantes.

· Recontar a história com fantoches, com uso de “microfone”, de fantasias, na televisão.

· Caracterizar personagens (bom momento para identificar valores humanos).

· Analisar e discutir o assunto principal da história.

· Desenhar, recortar, colar, montar cenas da história.

· Cantar, recitar músicas e poemas relacionados a história.

· Contar a história e não dizer o final, pedir aos alunos imaginarem e socializarem o fim que imaginou para a história.

· Ilustrar a parte que mais gostarem da história.

· Trazer objetos que fazem parte da história, colocar numa caixa para que as crianças adivinharem o que é e qual é a parte ou a história.( Dar dicas e pistas).

· Teatro de fantoches, dramatizações.

OBS: Farse-á um rodízio entre todas as professoras do CEI para a realização deste projeto.

RECURSOS

Sala de leitura, livros de literatura infantil, TV, dvd, radio, tapete de sala, almofadas, lápis de cor, papéis diversos, cartolinas, massa de modelar, fantoches, fantasias, baú, tecidos de cores e tamanhos diferenciados ( cenário ) televisão de papelão, microfone, tesouras, cola, objetos diversos (de acordo com a historia) ....

CATARSE

Trabalhar com a literatura infantil é abrir as cortinas do mundo para uma platéia de seres que buscam a construção do ser como sujeito de uma sociedade.

AVALIAÇÃO

Cabe ao professor deixá-los sedentos de descobertas, através da leitura e da literatura como fruição haverá a reflexão, e por fim a aprendizagem.

A literatura infantil fará com que essa aprendizagem sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.

AÇÕES DOS ALUNOS

· Interessar-se mais por histórias, livros, bibliotecas.

· Se expressa com facilidade.

· Criar suas próprias histórias.

· Dramatizar histórias.

· Apropriar-se de valores humanos, trabalhados em algumas histórias.

O projeto acontece uma vez na semana, veja algumas histórias que foram contadas!!!!!!!

clip_image002[8]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Arquivo do blog