DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

 

SAM_3627

Janice Carina Groth

 

MATERIAIS DISPONÍVEIS

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AS DISCIPLINAS DE ARTE, EDUCAÇÃO FISICA, ENSINO RELIGIOSO E LEITURA E PRODUÇÃO

No dia 12 de maio de 2010 os professores de Arte, Educação Física, Ensino Religioso tiveram formação continuada com a Professora Dr. Marta Chaves da Universidade Estadual de Maringá no auditório da Escola Municipal Carlos Gomes.

O curso abordou o Materialismo Histórico-Dialético pela referida professora, convidando os professores a refletirem sobre a organização da rotina e do espaço escolar seguindo a proposta do Município a Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Critica. O principal tema abordado foi os textos de Brecht, destacando sua história e suas produções. O presente tema é essencial para a formação do professor.

Sendo assim, construíram-se algumas reflexões, sugestões e encaminhamentos metodológicos com os professores e pedagogos das escolas Municipais contando essencialmente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DAS DISCÍPLINAS ESPECIFICAS EM ITAIPULÂNDIA

DSC06572[3]

No dia 15 de março de 2010 a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realizou a Formação Continuada para os professores das Discíplinas Especificas da Rede Municipal de Ensino. O tema abordou a Teoria histórico-cultural com os seguintes textos: Intervenções pedagógicas e promoção da aprendizagem da criança: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, da autora Marta Chaves e Em cena: a escola e a vida nos textos de Brecht - abrindo as cortinas, da autora Marta Chaves e Sonia Mari Shima Barroco.

O presente Curso foi ministrado pela coordenadora Pedagógica Janice Carina Groth da Secretaria Municipal de Educação. O trabalho foi desenvolvido com os das disciplinas de Arte, Educação Física, Ensino Religioso e Leitura e Produção. O mesmo visou um melhor aprofundamento acerca do Materialismo Histórico-Dialético para subsidiar os professores acerca de sua prática educativa como afirma Chaves (2008, p. 2), “... torna-se fundamental que se efetue uma ação educativa intencional, em que a potencialidade de aprendizagem seja condição primeira”.

O processo de formação continuada justifica-se, pois “... o planejamento e a realização de uma ação pedagógica devem estar amparados no principio de potencialidade, e o propósito deve ser a promoção intelectual de quem apreende” (CHAVES, 2008).

Um comentário:

  1. Parabéns à professora Carina e a todos os participantes desse momento importante de reflexão e formação.

    Achilles Delari Junior

    ResponderExcluir

Comente

Arquivo do blog