Diretora: Márcia Regina Besing Canova
marcia.besing@hotmail.com Fone: 3559-1545
Assistente à Direção: Celso Klehm
Coordenadora: Claúdia Silvestri Neiva da Silva Teixeira
claudiaklehm@hotmail.com Fone: 99354606
Coordenadora: Maria Gorete Jobim
goretejobim@hotmail.com Fone: 91065161
Secretário: Adriano Godói
carlosgomes@itaipulandia.pr.gov.br Fone: 3559-1182
Projeto Braille
Justificativa:
O letramento e/ou a alfabetização é sempre um período de curiosidade e descoberta. O surgimento do sistema de escrita e leitura criado por um cego - cujo sobrenome lhe deu a designação, Sistema Braille, passou a abrir novas oportunidades para a comunicação, educação e cultura de pessoas cegas ou com baixa visão. O Sistema Braille é de extraordinária universalidade e sua principal vantagem, todavia, reside no fato das pessoas cegas ou com baixa visão poderem facilmente escrever e ler por esse sistema, o que permite uma forma de escrita prática. Segundo Martín e Bueno (2003), “o código inventado por Louis Braille chegou até nossos dias com algumas variações”, porém a partir da invenção do Sistema Braille, em 1825, seu autor desenvolveu estudos, que definiram a estrutura básica do sistema, até hoje utilizada mundialmente; e a leitura e a escrita puderam ser apropriadas com o auxílio de uma “prancheta”, de uma “reglete” e do “punção” e/ou uso da máquina de escrita Braille (máquina Perkins), além do papel próprio para a escrita Braille, que é de maior espessura que o papel comum.
Sabe-se que é possível que alunos com Deficiência Visual (Baixa Visão severa ou Cegueira), mergulhem no mundo da leitura e da escrita pelo processo do Sistema Braille. O letramento no Sistema Braille, portanto, é dependente da constituição de seu sentido na Língua Portuguesa. E aprender a Língua Portuguesa, nesse sentido, demanda um processo de natureza cognitiva (para o aluno com Deficiência Visual) e metodológica (para o professor) que irá mediar os processos de construção da leitura e escrita universal e as especificidades do Sistema Braille.
O Sistema Braille é um sistema de leitura e escrita tátil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. Os seis pontos formam, o que convencionou-se chamar de "cela Braille".
Com este pensamento e pelo fato de termos em nossa escola alunos com deficiência visual, tanto cegos quanto baixa visão, sugere-se a formação em Braille dos profissionais desta entidade, para que possam contribuir para o desenvolvimento pleno destes alunos.
Objetivo geral:
Oportunizar aos profissionais da escola Municipal Carlos Gomes, o acesso a comunicação, ao conhecimento e aprendizagem do sistema Braille.
Conteúdos a serem trabalhados:
- Sistema de Escrita Braille
Objetivo específico: Associar a simbologia do código Braille e a Língua Portuguesa, para constituição dos sentidos da escrita.
- Sistema de Leitura Braille
Objetivo específico: Explorar a leitura da simbologia Braille, imediatamente após a escrita.
Recurso Humanos:
Professora especialista: Márcia Staudt
Cursitas: Profissionais da escola (professores, coordenadores, direção e demais funcionários)
Recursos financeiros:
- sala de aula;
- regletes;
- punção
- apostila do material;
Início do curso:
30 de março de 2010-03-12
Sendo duas horas semanais (terças-feiras)
Carga horária:
8 horas (podendo ser ampliada, caso haja interesse dos participantes)
Metodologia:
Aula teórica e prática.
Avaliação:
Será feita de forma oral e/ou escrita pelos participantes no término do curso.
Elaboração e desenvolvimento do projeto:
Márcia Staudt
Professora especialista em Ed. Especial
CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA NA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS GOMES AGORA É UMA REALIDADE
Depois de anos à espera, finalmente os condicionadores de ar estão instalados e em perfeito funcionamento em todas as salas de aula da Escola Municipal Carlos Gomes. Cada sala recebeu um aparelho Electrolux de 36.000 btus
“Podemos receber os alunos, este ano, num clima agradável e propício para concentração e atenção, elementos indispensáveis para uma boa aprendizagem”, disse Professora Márcia Canova, Diretora da Escola. Segundo ela, o ar condicionado não é mais um luxo, mas sim uma necessidade, devido o intenso calor que faz em nosso município. Essa, dentre muitas outras ações, que nos dão a garantia de que a Educação é tida, pela administração municipal, como prioridade. “Isso enaltece ainda mais nosso trabalho pedagógico na Escola, beneficiando com isso os alunos, que são o objetivo do nosso trabalho”, salientou.
A Escola Carlos Gomes vem, gradativamente, diminuindo o índice de repetência. Em 2008 o índice diminuiu em aproximadamente 40% em relação aos anos anteriores. Este ano o trabalho tem o intuito de melhorar ainda mais este índice, mantendo a qualidade na educação.

como faço pra ver fotos das crianças quero ver fotos eu autorizei fotos da minha filha e quero ver mais nao acho nada de fotos me ajudem . obrigadoo.
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